Campo de Galeria do ACF Pro

Da última vez falamos sobre os campos de opções do ACF, temos o campo de Galeria. O campo galeria gera uma interface para inserir imagens em uma interface intuitiva.

Interface do tipo de campo Galeria do ACF

É possível adicionar imagens à galeria de maneira fácil através da interface de upload padrão do WordPress. Para ordernar as imagens basta arrastar e soltá-las na ordem desejada.

Algumas opções do campo Galeria permitem definir:

  • os tipos de imagem permitidos;
  • as dimensões máximas e mínimas das imagens em pixels;
  • o tamanho em MB;
  • número máximo e mínimo de imagens permitidas;
  • formato dos dados (array, url da imagem ou id da imagem), que irá influenciar em como usar o plugin no seu tema.

Para usar o campo de Galeria no código:

PHP

wp_get_attachment_image está documentado na referência de funções da documentação do WordPress.

Com um pouco mais de código dá pra fazer um carrossel usando Swiper, por exemplo, ou um lightbox com Fancybox.

Uma das vantagens do Campo de Galeria era a interface muito intuitiva, que já aparece por padrão ao usuário ao abrir a edição da página ou do post. Ao contrário da galeria padrão do WordPress, que é preciso clicar em inserir mídia, escolher as imagens, criar a galeria.

A desvantagem do Campo de Galeria é que não era possível colocá-lo no meio do conteúdo do post ao editá-lo. Era preciso customizar o Javascript do editor de texto ou criar um shortcode. Já com a galeria padrão do WP era fácil colocá-la onde fosse dentro do conteúdo do post.

Com o Gutenberg as coisas mudaram, é possível inserir a galeria ou o campo de galeria de maneira fácil no novo editor. Se você está usando o editor clássico, talvez seja bom levar estas questões em consideração.

Usar a galeria, tanto na edição de posts quanto na criação do tema, é bem fácil. Em seguida continuaremos olhando os tipos de campo do ACF Pro.

Até a próxima se não for antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *