Advanced Custom Fields Pro

Nos últimos posts falamos dos campos de metadados e do plugin Advanced Custom Fields, ou ACF. O ACF é um plugin freemium, ou seja, tem uma versão grátis e outra versão paga, o ACF Pro, com mais recursos. Mais quais são esses recursos? Vale a pena?

A versão gratuita do ACF já é bem contempla muitos tipos de uso, mas o ACF Pro traz ainda mais alguns extras que podem valher muito a pena. O plugin custa U$ 25 para um site ou U$ 100 sem limite de sites instalados. O valor dá direito a atualizações, sem se limitar a um ano, como a maioria dos plugins. Você continua recebendo as atualizações indefinidamente.

Na minha opinião só um dos recursos da versão pro já justifica a compra na maioria dos casos: as Páginas de Opções. As opções são metadados gerais do site, que não estão vinculados a um objeto como um post, uma taxonomia, etc. É como uma página extra de configuração para seu site.

Outros recursos presentes são:

  • Campo Repetidor, que cria campos aninhados que se repetem quantas vezes necessário;
  • Campo de Galeria, que cria uma lista de imagens que podem ser adicionadas ao site, com opção de ordenação clicando e arrastando com o mouse;
  • Campo de Conteúdo Flexível, que permite acrescentar grupos de campos (layouts) para adicionar, editar e reordenar como necessário;
  • Campo de Clone, que permite reutilizar campos e grupo de campos como necessário;
  • Campo de Bloco Gutenberg. Esta é uma novidade, a última adição ao plugin. Com este campo pode-se criar blocos customizados para o Gutenberg.

Nós próximos posts vamos falar um pouco desses recursos do ACF Pro.

Até a próxima se não for antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *