Campos de Escolha do ACF

Depois que vimos como são versáteis os tipos de campo de conteúdo do ACF, vamos conhecer os campos de escolha. Estes tipos de campo tem um uso mais específico, quando o usuário deve escolher entre valores pré-definidos.

Campos de escolha do Advanced Custom Fields (ACF)

O primeiro é o campo de seleção, que cria um select. Este select pode ser para escolher um ou vários valores. Há uma opção de uma interface aprimorada, que pode ser útil quando se tem várias opções.

Campo select com interface aprimorada.

O checkbox é um campo que permite criar checkboxes para se marcar um ou vários valores. Duas opções interessantes são marcar o campo como obrigatório ou incluir um item Selecionar tudo. O primeiro pode ser usado para um escritor convidado marcar que concorda com os termos de publicação, por exemplo. O segundo cria um item que marca e desmarca todas as opções.

O campo do tipo Botão de Rádio mostra uma interface do tipo radio, onde só é possível escolher um valor. Uma das opções deste campo é a adição do item Outros. Ao marcar esta opção o ACF se encarrega de mostrar um campo de texto para que o usuário preencha.

O Grupo de Botões mostra uma interface de botões que funciona da mesma maneira que os botões de rádio: deve-se escolher um valor. Pode-se colocar por exemplo ícones, usando as classes de ícones do dashicons.

O campo Verdadeiro/Falso mostra um checkbox. Ao buscar o valor do campo ele sempre retornará true ou false. É muito útil para definir se um item será ou não mostrado, por exemplo.

Os valores destes campos, com exceção do Verdadeiro/Falso, são definidos no formato chave : valor (atenção ao espaço antes e depois do ‘:’). É possível qual será o retorno das funções get_field e the_field. As opções são somente o valor, somente o rótulo ou ambos em um array.

Os campos do tipo Checkbox, Radio e Grupo de Botões também possuem opção para serem mostrados em linha (na horizontal) ou em bloco (na vertical).

Como podemos ver, são grupos úteis para apresentar escolhas de dados pré-definidos. Eles ainda podem ser definidos dinamicamente, a partir de outro grupo de campos personalizados. Mas essa opção fica para um post futuro.

Até a próxima se não for antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *