Campos personalizados, ou custom fields, em inglês, são metadados que podem ser adicionados a Posts e Páginas. Podem ser usados criar um campo de avaliação em um blog que publique resenhas de produtos, por exemplo. O próprio WordPress usa os campos para guardar informações de imagens salvas na biblioteca de mídia, a imagem destacada dos posts, entre outras coisas.
Com o Gutenberg a interface de adição dos Campos Customizados ficou mais escondida, mas ainda está lá. Basta clicar nos três pontinhos, selecionar Opções (último item da lista) e selecionar Campos personalizados na seção Painéis avançados.
O formulário padrão do WordPress para Campos Personalizados é bem simples, há somente espaço para uma nome (chave) e um valor. Pode-se acrescentar quantos campos desejar. No caso de um blog sobre filmes, por exemplo, podemos acrescentar alguns campos diferentes:
As funções a seguir recuperam os valores do Campo Personalizado em temas ou plugins:
É preciso sempre lembrar que a chave deve ser a mesma, ou seja, ‘ator’ é diferente de ‘Ator’ e de ‘atores’. Se cadastrarmos 'atores'
não conseguiremos usar get_post_meta( 1, 'autor' )
. Como o campo é aberto, estamos sujeitos a erros na hora de preencher.
Para contornar esta deficiência, podemos criar Caixas de Campos Personalizados, ou Meta Boxes, para padronizar o a chave e facilitar o preenchimento. Veremos como no próximo post.
Até lá!