Como escolher um servidor de emails para o seu site

Depois que falamos dos tipos de hospedagem disponíveis para WordPress, saiba quais são as opções existentes para ter seu endereço de email com @seusite.com.br.

Uma empresa que tem um site pronto, em domínio próprio, com design e estrutura superprofissional, não vai passar uma boa impressão se tiver um email @hotmail.com.

Vamos ver então quais são as opções disponíveis para ter seu domínio @seusite.com.br.

Provedores de email

Existem várias opções para ter seu email profissional. Temos as empresas tradicionais de hospedagem, que oferecem hospedagem compartilhada, ou outras que oferecem SAAS baseados na nuvem.

Google apps for your domain

Quando o Google lançou o Google Aps para o seu domínio, o serviço era gratuito para uma quantidade limitada de caixas postais. Algum tempo depois o serviço passou a ser pago, e muita gente ficou à procura de um serviço de qualidade gratuito.

O serviço hoje se chama G Suite, e apesar de pago, é uma das principais opções para email. Afinal, o preço não é alto, o serviço tem qualidade, e a interface do GMail todos conhecem.

O serviço custa a partir de U$ 5 por usuário por mês. Além do email, vem com os outros aplicativos da G Suite, como Drive e pacote Office. Um inconveniente é que o pagamento que só pode ser feito em dólares americanos.

Outlook.com

A Microsoft lançou o serviço de emails Outlook e foi a mesma história, primeiro gratuito, depois pago. Parece aquela história de traficante dando droga de graça pra viciar o usuário. Como diz a piada, não é a toa que nos chamam de usuários.

A MS chegou a oferecer o Outlook Premium, só com serviço de emails. Depois transferiu tudo para o Office 365, com planos similares aos do G Suite. Os planos mais básicos têm pacote Office online, mas os mais avançados dão direito a licenças da suite MS Office para desktop.

Zoho Mail

Zoho é uma plataforma de origem indiana que oferece uma gama de serviços corporativos online, como pacote office, calendário e CRM, além de email.

A empresa oferece 5GB de email para até 5 usuários gratuitamente, com mais 1GB de espaço para documentos. Oferece também planos pagos que custam a partir de U$ 1 por mês por usuário.

Provedores de hospedagem e emails

Os mesmos provedores de hospedagem citados no artigo sobre hospedagem normalmente oferecem serviços de email. O serviço pode ou não estar atrelado à hospedagem.

A Kinghost oferece emails a partir de cerca de R$ 20 por mês e cobra por espaço, mas não tem limite de usuários. A Dreamhost recentemente passou a oferecer somente o serviço de emails, com planos a partir de U$ 1,70 por usuário por mês.

Outras empresas de hospedagem que citei anteriormente, como Linode e Digital Ocean, são muito especializadas em hospedagem e não oferecem serviço de email.

Hospedagem de emails por conta própria

Também é possível contratar um VPS e hospedar um servidor de emails por conta própria. Esta não é tarefa das mais fáceis, porque são muitas as configurações de segurança e autenticidade para combater SPAM. Mas ainda assim é uma solução para os mais versados na tecnologia e/ou paranóicos com privacidade.

Configurações de email para domínios

Dependendo da escolha da sua hospedagem para o site você pode ou não ter um serviço de emails atrelados. Mas, mesmo que a hospedagem te ofereça os emails, nada impede que você tenha o site em uma hospedagem e o email em outra.

Muitos clientes e colegas têm o site hospedado em uma empresa, como a Kinghost, por exemplo, e os emails na G Suite.

DNS

As entradas DNS indicam onde está cada serviço que o domínio possui (http, emails, etc). Normalmente estamos acostumados com os NS, que é como uma indicação de onde as entradas DNS estão registradas.

Quando você contrata os serviços de hospedagem e emails da mesma empresa, normalmente essas definições são resolvidas pela própria empresa. Caso você queira mudar alguma delas, deve acessar a edição de Zona DNS.

A entrada A normalmente apontará para o IP onde estará hospedado o site, enquanto as entradas MX indicam quem é o responsável pelos emails deste domínio.

Podemos ter algumas configurações extras do tipo TXT, como SPF, por exemplo, que ajudam a dizer que o este servidor de email está autorizado a enviar emails por aquele domínio.

Para saber quais são as configurações necessárias, verifique com o serviço contratado e, se for o caso, altere as entradas na Zona de DNS do seu domínio.

Como escolher

Lembre-se que os emails são hoje uma importante ferramenta de comunicação pessoal e profissional. É importante escolher uma empresa idônea para lidar com nossas informações, ou passaremos pelo risco de perdê-las.

Emails também são normalmente mais complicados de transferir de um provedor para o outro do que os arquivos do site, pois podem envolver várias senhas, contas e as vezes muitos gigabytes de mensagens.

Sendo assim, escolha a empresa que confia e que cabe no seu bolso e esteja nas suas capacidades técnicas. Depois disso mande imprimir seus cartões de visita com seu endereço profissional de email!

Fala aí!