Como ativar o Editor Clássico na nova versão 5.0 do WordPress

A nova versão do WordPress com o novo editor Gutenberg foi lançada há alguns dias, mas há alguns usuários que preferem esperar e usar o Editor Clássico. Talvez porque já usem algum tipo de theme builder, ou porque não conseguiram atualizar o seu tema para a nova versão, ou simplesmente porque já tem o costume de usar o editor antigo. Seja qual for a razão, existem algumas maneiras de desabilitar o novo editor de textos do WP.

Plugin Editor Clássico

Banner do editor clássico

O Editor Clássico é um dos plugins sugeridos que por motivos óbvios teve um significativo aumento de usuários.

Basta instalá-lo e ativá-lo que o Editor Clássico com o TinyMCE vira o editor padrão do WP. Após ativado, surgem algumas configurações para o plugin na página Configurações > Escrita.

Opções do plugin Editor Clássico
Opções do plugin Editor Clássico

A primeira opção define qual será o editor padrão para todos os usuários. A segunda define se o usuário pode escolher entre um ou outro editor. Caso seja possível, na tela de edição de Posts ou de Páginas ele clica no tipo de edição desejada:

Tela de Todos os Posts com os métodos de edição em destaque
Tela para escolher editar o Post no Gutenberg (Block Editor) ou no Editor Clássico (Classic Editor)

Disable Gutenberg

O plugin Disable Gutenberg aparece com destaque quando procuramos pela palavra “gutenberg” na busca do instalador de plugins do painel do WP:

Busca por Gutenberg no painel do WordPress
Disable Gutenberg é a segunda opção para a busca por “gutenberg” 

Este plugin tem um ajuste mais fino que o Editor Clássico. Ele permite desabilitar o Gutenberg só para alguns tipos de usuário, para tipos específicos de post (por exemplo, desabilitar o Gutenberg em páginas e deixá-lo ativo em Posts). Há também opção para certos templates de página ou mesmo para Posts ou Páginas específicos.

Tela do plugin Disable Gutenberg
Ao desmarcar a opção Desabilitar Completamente, o plugin mostra as opções de ajuste fino

Opções avançadas permitem ativar os estilos CSS do Gutenberg nas páginas públicas do site, mostrar opções de edição, como o plugin Editor Clássico, ou até habilitar o meta box do plugin Advanced Custom Fields (ACF), entre outras coisas.

Opções avançadas do plugin Disable Gutenberg

Filtro

É possível também usar filtros para desabilitar o Gutenberg. Basta adicionar o seguinte código a um plugin ou ao arquivo functions.php:

// Caso seja uma versão anterior ou igual ao 5.0 beta
add_filter('gutenberg_can_edit_post', '__return_false', 5);

// Caso seja a versão posterior à 5.0
add_filter('use_block_editor_for_post', '__return_false', 5);

O ideal é que essa modificação seja sempre feita em um plugin. porque se estiver no functions.php o código será perdido ao mudarmos de tema. Saiba como criar um plugin no Codex do WordPress.

Gutenberg e o futuro do WordPress

Gutenberg é o novo editor padrão do WordPress e vai se tornar cada vez mais presente no futuro, permitindo-se editar outras áreas do site, como menus e widgets.

Portanto, por mais que este seja um momento de adaptação, o ideal é começar a se acostumar com o Gutenberg, que só tende a melhorar.

Fala aí!