WordPress 5.0 – Bebo, a nova versão do WP com Gutenberg

Remember the 6th december. Ou em bom português, lembre do dia 6 de dezembro. Este foi o dia do lançamento da versão 5.0 do WordPress, com o famoso e esperado Gutenberg.

Temido também, afinal, é uma grande mudança, e como tal, sempre traz a possibilidade de dar errado. Para garantir, o plugin Editor Clássico está aí para ajudar na transição.

A data do lançamento foi criticada por alguns, por ser apressada e dar pouco tempo aos desenvolvedores de temas e plugins, além dos webmasters, de se prepararem. Além disso cai próximo do fim de ano, quando muitos param para as festas.

A possibilidade de instalar o plugin Editor Clássico ajuda a aliviar estes temores, porque com ele o WordPress continua a funcionar da mesma maneira que todos estão acostumados.

Upgrades

Não é preciso dizer que as atualizações sempre devem ser feitas após testes em um ambiente de homologação, assim como também não é preciso lembrar que devemos fazer um backup do banco de dados e dos arquivos, não é?

Versão 5.0 do WordPress

A versão 5.0

O músico homenageado desta versão é Bebo Valdés, um compositor e pianista cubano. Mas a estrela principal da versão é mesmo o novo editor, Gutenberg.

Gutenberg

Gutenberg, como já falamos por aqui, é o novo editor padrão do WordPress. Ele traz uma nova interface baseada em blocos, que permite uma maior liberdade de edição e publicação de conteúdo. Ele não vem mais como um plugin, agora faz parte do core. Inclusive se o plugin estiver instalado, ele será desativado.

Blocos padrão

O novo editor de blocos permitirá uma maior liberdade de layout e garantirá uma experiência mais integrada entre o editor e a parte pública do site (ou seja, wysiwyg, ou what you see is what you get).

Tema Twenty Nineteen

Twenty Nineteen

Além do Gutenberg, o WordPress 5.0 vem com um novo tema, o Twenty nineteen (2019). Este novo tema padrão foi desenvolvido para ser extremamente flexível e ser usado para qualquer tipo de site, seja um portfólio de fotografia ou um site institucional de empresa.

Além disso os outros temas anteriores, do Twenty Ten ao Twenty Seventeen, também foram atualizados para serem usados com o Gutenberg.

Críticas

Houve algumas críticas ao lançamento apressado, com apenas dois dias de antecedência. Alguns desenvolvedores de temas, de plugins ou empresas que fazem manutenção de muitos sites reclamaram a falta de tempo para homologação dos sistemas exsitentes com a nova versão 5.0 do WordPress.

Apesar disso o Gutenberg já está sendo usado mais de um milhão de sites e, para quem não quer usar o novo editor ainda, existe o plugin Editor Clássico que permite continuar com nosso velho conhecido TinyMCE.

Editor Clássico

Interface de configuração do plugin Editor Clássico
Configurações do plugin Editor Clássico

Com suporte garantido até 2021, o plugin Editor Clássico, fazendo com que o WordPress 5.0 continue com a mesma interface de edição de conteúdo com a qual estamos acostumados.

Basta instalar o plugin através do painel ou fazer upload dos arquivos do plugin por FTP, ativá-lo, e pronto! As configurações padrão do plugin fazem com que o Editor Clássico seja o editor padrão quando for ativado.

As configurações do plugin entram no menu Configurações > Escrita, junto com outras configurações como publicação por email e categoria padrão.

Conclusão

Saiba mais sobre o lançamento no blog da versão brasileira do WordPress.

Corra e baixe a versão 5.0, fazendo os testes necessários antes de atualizar os ambientes de produção. Lembre-se que uma versão atualizada é importante para manter a segurança, seja usando o novo editor Gutenberg ou o plugin Editor Clássico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *