‘Gutenberg-ready’: Plugins e temas prontos para WordPress 5.0

Gutenberg, como já foi falado aqui, é o novo editor de texto para o WordPress que representa uma revolução na maneira de publicar Posts e Páginas. Como seu lançamento está próximo, desenvolvedores de temas e plugins estão afinando os últimos detalhes para garantir compatibilidade e acrescentar novas funcionalidades para o WordPress.

Temos algumas soluções criativas, úteis e diferentes, mas temos uma tendência a ter a palavra block no nome, fazer o quê.

Plugins

Os principais desenvolvedores de plugins já vêm trabalhando há algum tempo para garantir funcionalidade. Além disso, outros tipos de plugin estão surgindo, trazendo novas funcionalidades e principalmente blocos, muitos blocos.

Jetpack

Como não poderia deixar de ser, a última atualização do mega plugin traz “a primeira leva” de blocos para Gutenberg:

  • Formulário de contato
  • Formulário de pagamento
  • Google maps
  • Editor Markdown

Yoast SEO

Blocos de FAQ e How-to do Yoast SEO Plugin

O popular plugin de SEO trouxe duas novidades. Em primeiro lugar a barra de confiiguração do Yoast agora fica junto à barra de ferramentas do Gutenberg, e analisa o conteúdo dos blocos como analisava no editor original.

A segunda novidade são os blocos criados, um para criar um FAQ e outro para criar um tutorial. Estes dois tipos de dados estruturados facilitam a indexação pelos motores de busca e melhoram a legibilidade.

Advanced Custom Fields

Advanced Custom Fields, ou ACF, é um dos plugins para WordPress mais populares, pois permite usar uma das ferramentas mais úteis, os campos customizados, de maneira fácil.

Como já citei antes, usávamos em sites mais simples a versão Pro, criando uma espécie de Theme Builder, onde era possível montar páginas com módulos de layout. Isso mostra como o plugin é versátil.

A versão beta do ACF vem agora com um novo tipo de campo customizado: o bloco ACF. Com ele é possível criar blocos customizados para o Gutenberg de maneira fácil e rápida. Acesse o artigo original para saber mais.

Atomic Blocks

A empresa ArrayThemes, que foi recentemente comprada pela empresa de hospedagem para WordPress WP Engine, foi uma das primeiras a lançar um tema e um plugin para uso com Gutenberg.

O plugin acrescenta uma coleção de blocos prontos para usar. Entre as opções estão:

Opções de blocos do plugin Atomic Blocks
Lista de blocos do plugin Atomic Blocks
  • Grid de posts
  • Bloco container
  • Bloco testimonial
  • Acordeon
  • Ícones de compartilhamento
  • Botões customizáveis
  • Espaçadores
  • Entre outros

Block Gallery

Auto intitulada “a melhor galeria de fotos para Gutenberg.” Promete uma interface fácil, permitindo clicar e arrastar  para ajustar as imagens no bloco. Permite variações de layout e é totalmente responsivo.

Screenshot do plugin Block Gallery


Temas

Existem hoje, às vésperas do lançamento da versão 5.0, cerca de 100 temas prontos para o Gutenberg no repositpório de temas do WordPress.org. Podemos esperar este número crescendo a cada dia, já que o novo editor passará a ser o padrão com o lançamento da versão 5.0.

Block lite

Block lite é um tema responsivo para artistas, fotógrafos, designers e outros profissionais que trabalham com artes visuais, por causa de sua facilidade de montar grids com imagens no Gutenberg.

Screenshot do tema Block Lite – imagem do autor

Editor Blocks

Editor Blocks é um tema responsivo e otimizado para SEO, que foi desenvolvido para ser usado com o Gutenberg.

Screenshot do tema Editor Blocks – imagem do autor

Atomic Blocks

Outro tema desenvolvido para Gutenberg, também da ArrayThemes, feito para se integrar com o plugin de mesmo nome, portanto um complementa o outro, criando uma biblioteca maior de blocos.

Screenshot do tema Atomic Block – imagem do autor

Achando novos blocos

Existem alguns sites que agregam e listam plugins de blocos, dessa forma é fácil encontrar a solução de layout que você procura para o seu site. Sites como  Gutenberg Cloud,  tuítes como este do Matt Mullenweg e o próprio repositório de plugins e permitem que você encontre novos blocos.

Então, mãos à obra. Coloque o Gutenberg pra rodar e aproveite as qualidades do novo editor, mas não se esqueça de fazer backup do seu site antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *