Use o Zoho Mail como alternativa gratuita ao GMail e Outlook.com

O Google lançou o GMail para o seu domínio gratuitamente e depois que estávamos mal acostumados, passou a cobrar pelo serviço. Há algum tempo dei uma dica de como usar o Outlook.com com o mesmo propósito, mas advinha, agora também é pago.

Hospedar um servidor de emails não é tarefa das mais fáceis, então fui procurar alguma alternativa para quem é pão duro, ou melhor, quem tem orçamento apertado. E o Zoho foi a melhor, se não a única, alternativa gratuita. Veja como configurar o Zoho para configurar seu email tipo leovegildo@seudominio.com.br.

Zoho Mail

O Zoho é uma plataforma de serviços que além do email tem ferramentas de marketing, suíte Office, Help Desk. O uso do email para até 10 usuários é gratuito e conta com 5GB de espaço para email e 1GB de espaço para documentos. Veja os planos pagos.

Tela de inscrição no Zoho Mail

Crie sua conta

Para configurar seu domínio para usar o Zoho Mail o primeiro passo é se inscrever no site da Zoho. Na mesma página de preços escolha o plano “Email & Colaboration” e clique em signup. Na página seguinte você pode inserir o nome do seu domínio:

Configuração de domínio no Zoho

A tela seguinte mostra uma confirmação e explica o sistema de recomendações, que permite aumentar o número de usuários da conta gratuita até um limite de 15. Se precisar de mais contas, espalhe pros seus amigos.

zoho_signup2

A página seguinte é o painel de controle. A primeira coisa a fazer é confirmar que você é o proprietário do domínio, e a maneira mais fácil é subir um HTML com um código especial. É só baixar o arquivo, criar uma pasta chamada zohoverify na raiz do seu site e subir o arquivo baixado para lá.

Para criar os usuários clique no botão “Add Users’ e preencha os dados de usuário. Após criar os usuários, clique em “Next” e proceda para criar Grupos.

Adicione as entradas MX

Esta é parte que pode parecer mais complicada pra quem não tem muita manha. Além disso, a configuração vai depender da hospedagem ou do serviço de registro de domínio. Se você configurar seus servidores no registro.br, selcione “Alterar zona de DNS” e selecione o modo avançado.

zoho_config_dns

Normalmente usamos mais de uma entrada de servidor MX. Estes servidores são preenchidos com um número que identifica a ordem de prioridade, onde sempre o menor número é o servidor principal e os outros são backup.

Preencha os seguintes dados na configuração de servidores MX do seu domínio:

  1. mx.zohomail.com com prioridade 10;
  2. mx2.zohomail.com com prioridade 20;

Essas configurações podem demorar um pouco para propagar.

Configure seu cliente de email

Agora com o domínio pronto, configure seu cliente de emails para usar o Zoho Mail. Primeiro acesse sua conta Zoho e navegue até Settings > Mail > POP / IMAP and Email Forwarding. Ative o acesso IMAP e selecione as configurações de pastas e “Auto-Expunge” (como será o comportamente de mensagens apagadas).

Como cada cliente é diferente, vou listar aqui as configurações, verifique como preencher no seu cliente de email favorido:

  • Servidor IMAP: imap.zoho.com
  • Porta: 993
  • Secure SSL: Sim
  • Servidor SMTP: smtp.zoho.com
  • Porta: 465 com SSL
  • Porta alternativa: 587 com TLS
  • Requer autenticação: Sim

Em ambos os casos as credenciais para autenticação são o email completo como usuário e a senha que você cadastrou no Zoho.

Conclusão

Depois de alguns passos (ufa!) você já pode enviar e receber emails da sua conta Zoho, com um endereço próprio (@seudomínio.com.br). A interface webmail do Zoho não é assim um GMail, mas é bem tranquila de usar.

O Zoho é talvez a única alternativa gratuita ao GMail e Outlook.com para usar seu domínio personalizado, terminando em @seudominio.com.br. Aproveite!

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